Exposição Consciência Cibernética
- Igor Oliveira
- 19 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Até o dia 06/08/17 está no Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149 - São Paulo/SP), com entrada gratuita, a exposição Consciência Cibernética. Com 10 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, a proposta é discutir a evolução das máquinas, até onde os computadores irão chegar em termos de funções que há algum tempo só eram exercidas pelo cérebro humano.
Estava planejando um passeio de férias com meu filho na exposição e ontem, mesmo com a friaca que assomou a capital paulista, nos animamos e fomos. As várias possibilidades de interatividade são uma ótima pedida para os pequenos e grandes. Entre as nossas instalações preferidas estão Fearful Symmetry (um prisma branco numa sala escura que é controlado por um software e interage com os visitantes), Bion (formas de vida sintética que tem sensores de aproximação e proporcionam o visual mais bonito da mostra), e Eden (um ecossistema artificial interativo e autossuficiente).

Também não dá pra deixar passar o Café com os Santiagos. Em uma reprodução de uma sala de jantar do Século XIX, Bentinho, Capitu e Escobar, personagens de Dom Casmurro, de Machado de Assis, interagem com o visitante através do sistema cognitivo Watson, da IBM. Diálogos do livro foram recriados num sistema de texto expressivo desenvolvido no laboratório da IBM Research no Brasil, mas também é possível fazer perguntas mais triviais. Comecei perguntando ao Bentinho como estava o chá e não resisti à pergunta que 11 entre 10 visitantes deve fazer. Bentinho responde que está desconfiado, mas tá aí uma resposta que o Watson não vai ser capaz de responder nem daqui séculos.
Se você não tiver possibilidade de visitar, vale ao menos dar uma geral no site especial da exposição. As fotos deixam bem a desejar em relação ao que a visita proporciona, mas dá pra ter uma ideia.
Bônus: Exposição Games e Política
Como a extensão do nosso passeio seria no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000, São Paulo – SP), onde sentaríamos após o almoço para ler HQs na Gibiteca Henfil, acabamos surpreendidos pela Exposição Games e Política, iniciativa do Instituto Goethe que está no local até o dia 30/07 e também é gratuita. Em parceria com o Festival de Jogos Independentes BIG Festival, a exposição tem 18 games do mundo inteiro, todos de estúdios independentes, que abordam de alguma forma questões políticas e sociais.
Como são jogos muito mais focados no conceito e nos temas, e não há gráficos hiper-realistas ou nada do gênero, pode ficar a sensação de que as crianças não vão curtir tanto. Mas é só ir fazendo a visita junto com elas, contar um pouquinho da história do jogo, e logo estarão curtindo e aprendendo. O meu filho, por exemplo, ficou um tempão no Papers, Please, em que o jogador vive o papel de um agente de fronteira de um país fictício chamado Arstotzka, e tem que avaliar (e aprovar ou reprovar) a entrada do imigrante.

Tinha alguns outros jogos bem interessantes de que não me recordo, mas infelizmente a exposição não proporciona uma relação de todos os jogos nem no site do Goethe, então o negócio é ir até lá mesmo.
Enfim, espantamos o frio com dois eventos gratuitos, um pertinho do outro, e que valeram a visita. Aproveitem essas duas boas opções para finalizar as férias, minha gente. Até a próxima.
Comments