Quadrinhos Nacionais: 321 Fast Comics
- Igor Oliveira
- 5 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Toda terça feira é dia de quadrinho nacional aqui no HIPERTEXTOS. Projetos bacanas, boas histórias, e gente criativa que eu venho conhecendo ao longo dos últimos anos, já que resolvi me embrenhar nesse mundo também como criador. Espero que se divirtam o tanto quanto eu tenho me divertido.
____________________________________________________________
Pra coluna de hoje resolvi buscar referência naquela pilha interminável de pendências de leitura que todos temos, porque a gente gosta é de comprar mais HQs e livros do que consegue ler, não é mesmo? E foi mesmo por falta de tempo que não li antes a coletânea 321 Fast Comics, organizada pelo Felipe Cagno e com participação de vários artistas e roteiristas.
O nome do volume sintetiza a premissa da seleção, que os autores não podem deixar de seguir: histórias com 3 páginas, 2 personagens e um final surpreendente. Tem de tudo, porque os temas e cenários são livres desde que se siga a premissa. De urso panda jogador de Street Fighter até demônios personificados a piratas traiçoeiros. A diversidade de traços e cores acaba sempre a serviço de roteiros que precisam se sustentar no poder de síntese. O tempo acaba para o contedor da história assim que o leitor vira a página pela primeira vez.

Grande parte dos roteiros é do próprio Cagno, que assina inclusive minha história preferida, ‘Serendipity’, steampunk dos bons. O tal panda jogador de Street Fighter é obra de Vitor Cafaggi, muito conhecido entre os leitores de HQs pelo seu ‘Valente’, lançado pela Panini. Em ‘Melhores Amigos’, Cris Peter (também com Cagno) fez roteiro pra Bianca Pinheiro desenhar. Depois a Cris voltou pra colorir uma das histórias do álbum que melhor mostra como uma ideia simples pode ser tão bem executada.
Tem muito mais gente boa cumprindo com sucesso a tal regra do 321. Vale conferir. Outro ponto bacana é que cada história é introduzida como se fosse um drink, pra acompanhar uma conversa de bar, com direito às receitas reais desses drinks! Pra se servir é só chegar na página da editora Timberwolf Entertainment, e pode beber sem moderação, porque esse porre não tem ressaca.
Comentarios