E o Hack Town começa amanhã!
- Igor Oliveira
- 6 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Imagine uma cidade de 40 mil habitantes em que cerca de 10 mil são programadores, ou tem alguma atividade ligada a tecnologia. Se enganou quem pensou em algum lugar no Vale do Silício, porque estamos falando é do Brasil, mais especificamente do Sul de Minas, de Santa Rita do Sapucaí.
A cidade tem um polo tecnológico que reúne mais de 150 empresas e instituições de ensino que são referências mundiais, e a partir de amanhã é palco do Hack Town, evento focado em inovação, tecnologia e criatividade, mas com muito mais atividades e assuntos do que essas três classificações podem compreender. No ano passado fui como público e quase entrei em parafuso de tanta coisa que aprendi. Este ano o Ralph Peticov, um dos idealizadores do evento, me chamou pra fazer uma palestra, e quase entrei em parafuso de novo! Que honra.
Vamos lá saber como é que surgiu a ideia do evento: em 2014, Peticov, de São Paulo, e Carlos Henrique Vilela, de Santa Rita, se conheceram no South By Southwest (SXSW), grande evento que acontece em Austin, Texas. O SXSW tem o perfil bem parecido e serviu de inspiração para o Hacktown. Após algumas outras iniciativas em Santa Rita, os dois se juntaram ao João Rubens Costa, que trabalha no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e ao Marcos David, fundador da startup Dágora, com foco em tecnologia ligada à educação. Assim nasceu o ‘quarteto fantástico’ do Hacktown. Após um piloto em fevereiro, o evento teve sua primeira edição em setembro do ano passado e foi um sucesso.
Este ano o Hacktown cresceu, tem mais de 250 atividades entre palestras, workshops e meetups, e os ingressos estão esgotados. Certo, você aí que não sabia de nada deve estar me amaldiçoando porque os ingressos já estão esgotados. Então vê se fica esperto, acompanha a repercussão do evento e não perde no ano que vem.
Minha palestra vai ser fruto do meu tempo trabalhando à frente do projeto Geek.Etc.Br, na Cultura. Com o título de UNIVERSO NERD: PROJETOS CRIATIVOS QUE ENCONTREI POR LÁ, a ideia é mostrar como tem muita coisa legal e iniciativas independentes no mundo da cultura pop, a despeito das grandes franquias bilionárias que comandam o consumo no segmento. Bom demais também poder bater um papo sobre Star Wars (gosto pouco, né?) com o meu amigo Marcelo Forchin, que preside o Conselho Jedi São Paulo, e o Luis Gustavo Serra, que conheceremos pessoalmente lá em Santa Rita e já fez palestra sobre a saga nas edições anteriores do evento. No final da tarde de sábado comandaremos o debate STAR WARS: O QUE O FUTURO RESERVA PARA A MAIOR SAGA DO CINEMA?.

Só pra vocês terem uma ideia de quanta coisa legal vai ter, esse link aqui tem a programação completa. Na quinta de manhã sai um ônibus de Sampa com vários palestrantes, e só esse busão já promete um pré-evento e tanto. Ansiedade só aumenta. Vai ser um prazer estar entre amigos, contar um pouquinho sobre as minhas experiências e principalmente aprender muito.
Que seja um sucesso!
Comments