top of page

Quadrinhos Nacionais: Insubstituível

  • Igor Oliveira
  • 12 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Toda terça feira é dia de quadrinho nacional aqui no HIPERTEXTOS. Projetos bacanas, boas histórias, e gente criativa que eu venho conhecendo ao longo dos últimos anos, já que resolvi me embrenhar nesse mundo também como criador. Espero que se divirtam o tanto quanto eu tenho me divertido.

____________________________________________________________

Histórias de horror tem o poder inigualável de retratar e propor uma crítica sem floreios à vida quotidiana. É o que fazem o roteirista Mavian e o artista Marcel Bartholo em Insubstituível, HQ lançada de forma independente em 2016. O protagonista é um legista, para quem o trabalho já virou uma rotina banal. Como bem define a própria sinopse do álbum, “quando cadáveres transformam-se em objetos sendo processados em linha de produção, o coração de um legista torna-se duro e insensível.”


Uma situação inusitada, no entanto, coloca a rotina do personagem em cheque. E é aí que começa a história. A perplexidade com o acontecimento (que eu não vou contar qual é!) levanta o questionamento daquela vida em ‘piloto automático’ que o legista vivia até então, e leva a consequências trágicas. O mais interessante é como o roteiro do Mavian envolve o leitor nessa reflexão, mas mantém o protagonista meio que num beco sem saída, sem possibilidade de mudar o que está posto pra ele.


Você deve estar achando meio esquisito eu ser assim tão evasivo nas informações sobre a história, mas eu explico o porquê. Insubstituível tem 16 páginas. É uma história curta, e a economia no texto e nas imagens é certamente um dos seus pontos altos. Não tem nada sobrando, tudo que você vê e lê é importante. Se eu ficar contando demais perde a graça quando você for fazer a primeira leitura, entende? Dá a impressão de que um poema tomou forma diante dos olhos. O trabalho de Bartholo, com desenho em nanquim e colorização digital, tem uma estética distorcida, paleta com cores fortes e um contraste de luz e sobras preciso.


Insubstituível foi o primeiro roteiro que Mavian escreveu pra quadrinhos. Ele e Bartholo são amigos de longa data e sempre jogavam RPG juntos, sobretudo os de terror. A ideia da história é antiga, mas a dupla trabalhou pra adaptar tudo para o número de páginas que cabia no orçamento de Bartholo, que bancou a impressão e produziu o álbum sozinho. O trabalho de colorização rendeu uma indicação para o último Troféu HQ Mix.


A edição está disponível para venda na Ugra Press, loja na região da Av. Paulista (SP - capital) especializada em quadrinhos independentes, e na loja física da Comix Book Shop. Dá pra comprar também direto com o Marcel Bartholo pela sua página no Facebook, com direito a dedicatória. O artista está com outros dois projetos, para este e o próximo ano, que são promissores. Vou acompanhar e é claro que você vai ficar sabendo deles aqui no Hipertextos. Até a semana que vem!


Comments


Destaque

© 2017 Hipertextos por Igor Oliveira. Criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page