top of page

Quadrinhos Nacionais: Talvez Isso...

  • Igor Oliveira
  • 26 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Toda terça feira é dia de quadrinho nacional aqui no HIPERTEXTOS. Projetos bacanas, boas histórias, e gente criativa que eu venho conhecendo ao longo dos últimos anos, já que resolvi me embrenhar nesse mundo também como criador. Espero que se divirtam o tanto quanto eu tenho me divertido.

____________________________________________________________

Quando decidi que falaria na coluna de hoje sobre o álbum Talvez Isso..., fui pegar o livro na estante e aproveitei pra dar uma folheada, até porque não se trata de uma única história em que me demoraria na leitura. Vou dizer pra vocês: quase não consegui parar, li praticamente tudo de novo. A força das imagens e das palavras é gigantesca. Quadrinhos e poesia que se confundem no melhor sentido possível.


Talvez Isso... foi lançada pela primeira vez em 2007, em formato de tiras. O autor, Marcelo Campos, que já trabalhou para Marvel, DC e Dark Horse (e hoje comanda a Quanta Academia de Artes), decidiu na época colocar no papel reflexões pessoais sobre a vida, algo bem diferente do trabalho que fazia para as grandes editoras de super-heróis. O material é todo em preto e branco, e o traço e a arte final são tão marcantes que reforçam ainda mais as cenas.

Os significados são tão fortes que o negócio é ler devagarinho, ir e voltar, como recomenda o Roger Cruz no prefácio à nova edição, lançada pela editora SESI-SP no ano passado. O formato mudou para o de álbum, como as outras publicações da editora, e mais tiras foram adicionadas ao conteúdo. Na contracapa está, inclusive, a minha tira preferida de todo o volume, que é essa que você vê a seguir. Pra pensar no quanto a gente se prepara pra vida e, muitas vezes, quando consegue voar é abatido ao primeiro bater de asas.


Mesmo com essa pegada, no entanto, não acho que no fim o conteúdo seja pessimista. Tem muito mais realismo e uma reflexão de nos aceitarmos como somos, de entendermos nossa finitude, limitações e defeitos e conseguirmos enxergar algo de bonito em tudo isso. Num dia como o de hoje, em que meu humor não está lá essas coisas, caiu como uma luva e assim que acabar aqui vou ler tudo de novo.



Campos iniciou a publicação das tiras de Talvez Isso... em 2006, no blog http://talvezisso.blogspot.com.br/. Por conta da primeira edição em livro, retirou o conteúdo do blog, e mais adiante voltou a publicar por lá, um material inédito. Embora a última atualização do blog seja de alguns anos atrás tem muita coisa bonita, vale a visita. O livro está à venda em tudo quanto é livraria e site, não é difícil de achar, e também considero uma ótima pedida pra presentear, independente do presenteado estar ou não acostumado a ler HQs. Semana que vem tem mais quadrinhos nacionais. Tchau!



Comments


Destaque

© 2017 Hipertextos por Igor Oliveira. Criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page