top of page

Quadrinhos Nacionais: Savana de Pedra

  • Igor Oliveira
  • 3 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Toda terça feira é dia de quadrinho nacional aqui no HIPERTEXTOS. Projetos bacanas, boas histórias, e gente criativa que eu venho conhecendo ao longo dos últimos anos, já que resolvi me embrenhar nesse mundo também como criador. Espero que se divirtam o tanto quanto eu tenho me divertido.

____________________________________________________________

Savana de Pedra é uma das ideias mais bem executadas que eu conheço. O Felipe Castilho escreveu uma história que transborda crueza e poesia e contou com o Tainan Rocha e o Wagner Willian pra ilustrá-la. O resultado é um trabalho que pode (e deve) ser lido de múltiplas formas e mais de uma vez, e lança um olhar extremamente sensível sobre um dos acontecimentos mais importantes do ano passado no Brasil, e que infelizmente já ficou pra trás na memória de um monte de gente: a ocupação das escolas públicas por estudantes secundaristas.

Com as páginas em formato horizontal, três linhas narrativas são apresentadas: a primeira, em cima, com o ponto de vista de um policial militar, e a última mostrando um jovem que está ocupando uma escola. Cortando as duas, no meio da página, estão fotos de uma savana do Quênia, a lá National Geographic.


As fotos são de uma revista semanal que faz referência óbvia à Veja (chama-se Olhe!), e desde o início a publicação é apresentada como elemento de ligação entre os três pontos de vista: o policial lê a revista de manhã antes do trabalho, as fotos em si estão ao meio, e o menino que ocupa a escola usa um exemplar do semanário pra cobrir uma janela da escola que está quebrada.

Tudo na HQ é preto, branco e vermelho, sendo esta última cor usada em pinceladas agressivas pra dar um recado bem direto. Tanto a capa da revista 'Olhe' como o lenço no pescoço do menino são vermelhos, e também as cenas que ressaltam violência de ambas as partes. O Tainan Rocha, que já é comparsa do Castilho em outros projetos, foi o responsável pela arte dos pontos de vista do policial e do menino, e os caras chamaram o Wagner William para a sequência com os animais selvagens. William venceu o último Troféu HQMIX na categoria ‘Novo Talento – Roteirista’, e o seu Bulldogma tá na minha lista de pendências de leitura.


Não é difícil encontrar Savana de Pedra, que foi editado pela Astral Cultural. Procure na internet ou em lojas especializadas em quadrinhos nacionais, como a Ugra Press, que eu sempre gosto de indicar por aqui. Se o tema do álbum não é mais notícia e segue-se sucateando a educação e outras instâncias do país, que pelo menos essa história seja um instrumento pra contar o que aconteceu em 2016, e certamente não vai estar nos livros de história.


 
 
 

コメント


Destaque

© 2017 Hipertextos por Igor Oliveira. Criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page