Quadrinhos Nacionais: Entardecer dos Mortos
- Igor Oliveira
- 24 de out. de 2017
- 3 min de leitura

Toda terça feira é dia de quadrinho nacional aqui no HIPERTEXTOS. Projetos bacanas, boas histórias, e gente criativa que eu venho conhecendo ao longo dos últimos anos, já que resolvi me embrenhar nesse mundo também como criador. Espero que se divirtam o tanto quanto eu tenho me divertido.
____________________________________________________________
E hoje é dia de terror bem-humorado aqui no Hipertextos. Entardecer dos Mortos, do goiano Tiago Holsi, conta a história do Romeu, um zumbi vendedor de sabonetes num mundo pós-apocalíptico. Trata-se do primeiro trabalho autoral de Holsi. Uma história divertida, cheia de personagens carismáticos (zumbis, muitos zumbis!) e com um visual espetacular, todo desenhado com canetas Stabilo.
Romeu está a peregrinar na luta para vender seus sabonetes. Bate a campainha de uma casa e é recebido por um cachorro zumbi, em uma página dupla eletrizante. Timbete, o cachorro, parece enfurecido, mas na verdade adorou o vendedor, o que também acontece com o dono da casa assim que fica sabendo a iguaria que Romeu comercializa: no mundo de Entardecer dos Mortos zumbis comem sabonetes, mas o preço é alto. Órgão humanos são dados como pagamento das deliciosas barras. A negociação é boa, o comprador fica com vários sabonetes, mas que lhe custam literalmente os olhos da cara, além de um coração e um fígado.
Até aí, tudo dentro da rotina dos mortos vivos, não fosse o fato de que Timbete resolve largar o dono e acompanhar Romeu. Pouco depois, outro encontro inesperado vai ditar o rumo da história. Uma vidente chamada Madame Topanga surge do nada, chama Romeu pelo nome e diz que o espera há dias. A madame diz que tem coisas importantes para revelar sobre o futuro do protagonista, que a segue e acaba num circo bizarro, cheio de intrigas. Um ex-dono de cachorro rejeitado e um resgate a uma donzela em perigo dão um tom de aventura, concluída com um final inesperado.
Cheio de referências à cultura pop, trocadilhos deliciosos e piadinhas literalmente aplicadas, Entardecer dos Mortos é uma boa pra quem quer se divertir, tanto com uma boa história quanto com uma pescaria de ‘easter eggs’ pra zumbi nenhum botar defeito. De quebra você ainda vai se deleitar com um visual realmente espetacular. Holsi tem um traço muito característico na criação dos seus personagens e cenários, e a escolha pelos tons de sépia e verde deixou tudo muito classudo. Conheçam mais do trabalho dele na página do seu selo Céleblo Comics. Tem até livro de zumbis para colorir!
665 – The Neighbor of the Beast

Entardecer dos Mortos foi lançado em 2015, através de financiamento coletivo na plataforma Catarse. No ano seguinte, também com financiamento bem-sucedido, Holsi publicou 665 – The Neighbor of the Beast, volume simpático em formato 15x15cm, parecido com um daqueles livrinhos de mensagens fofas.
A história, agora, é a de Dona Graça, uma senhora que mora num prédio de subúrbio de uma cidade qualquer, e vê sua rotina mudar quando o apartamento em frente ao seu é ocupado, depois de muito tempo vazio, por ninguém menos que o Diabo. Aqui o autor aproveitou a piada do vizinho da besta, que diga-se de passagem sempre achei sensacional, pra criar uma narrativa cheia de episódios divertidos, mas que deixa uma mensagem bem sensível sobre preconceitos.
O visual, agora multicolorido, é de novo impactante, e as ‘Invenções do Diabo’, na sessão de extras da edição, é uma coleção de verdades que admitimos com a maior tristeza: do novo padrão de tomadas brasileiras, passando pelos spams, tampas de potes de conserva, crocs e até as calças saruel. Tudo invenção do tinhoso!
No mês passado o projeto do autor para 2017 também teve financiamento coletivo bem-sucedido. Floresta Morta, que conta a história de 3 amigos que resolvem fugir do acampamento da escola pra se aventurarem em uma floresta, tem previsão de entrega para os apoiadores em novembro próximo, e promete a mesma pegada dos dois trabalhos anterior, cheio de terror e bom humor.

Comments