Quadrinhos Nacionais: Eduardo Ferrara
- Igor Oliveira
- 30 de jan. de 2018
- 3 min de leitura

Toda terça feira é dia de quadrinho nacional aqui no HIPERTEXTOS. Projetos bacanas, boas histórias, e gente criativa que eu venho conhecendo ao longo dos últimos anos, já que resolvi me embrenhar nesse mundo também como criador. Espero que se divirtam o tanto quanto eu tenho me divertido.
____________________________________________________________
O trabalho do Eduardo Ferrara é um espetáculo visual. Desde que ele participou da Horrorcon, evento que organizei em agosto do ano passado, eu me devia as leituras dos seus quadrinhos. Enfim o encontrei no evento Start2018, que aconteceu no último final de semana em São Paulo, e falo hoje de dois trabalhos seus: Fatias e Spectrum.
Fazendo a feira
Com desenho, arte final e letras de Ferrara, e roteiro, cor e projeto gráfico de sua esposa, Amy Nakasone, Fatias é uma baita sacada. Quatro histórias cotidianas que tem como ponto comum legumes. Isso mesmo. ‘Pepino’, ‘Berinjela’, ‘Cenoura’ e ‘Beterraba’ são sobre pessoas comuns, vivendo situações que podem ser tanto do dia a dia quanto estranhamente bizarras, na vida mundana ou dentro da imaginação dos personagens. O traço do artista é autoral até o último fio de cabelo e sua arte final é bem estilizada e cartunesca, do tipo que eu adoro, e me lembrou o trabalho de Rob Guillory em Chew (aliás, outra HQ sobre leguminosas que você não pode perder!). A paleta de cores de cada história é contrastada pelas cores de cada um dos legumes, dando às páginas um visual sensacional.
Limpando o lixo espectral

O trabalho de Ferrara com Spectrum começou no final dos anos 90. Desde então o artista vem maturando a ideia e finalmente, em 2015, lançou Spectrum – Manual das coisas ocultas.
O protagonista da história é Dan Cazarro, um motoqueiro entregador de encomendas que esconde uma identidade secreta de executor de entidades sobrenaturais conhecidas como Vagasmas. Cheio de mistérios, o mundo em que Dan vive, literalmente o Além, nos reserva uma revelação e tanto, quando o trampo do dia a dia de Dan se enrosca com sua atividade de limpador de lixo espectral. Dá pra ver que o tempo que Ferrara passou concebendo o projeto valeu à pena. O universo de Spectrum é complexo, com uma linguagem bem particular, e vale uma segunda leitura do volume pra aproveitar melhor, já que são muitos conceitos apresentados nessa primeira HQ. O trabalho visual continua belíssimo, no entanto Ferrara optou por uma paleta mais simples, de um tom meio areia contrastado por preto, cinza e azul.

Eduardo Ferrara desenha profissionalmente desde 1989. Já colaborou com diversas agências de propaganda fazendo storyboards, além de ilustrações e quadrinhos para editoras como Abril, Globo, Trama, Europa, Daemon, Moderna, FTD e Hoplon Infontainment. Seu trabalho pode ser adquirido diretamente com ele, através da sua página no Facebook, nos eventos de que ele participa ou nos pontos de venda relacionados abaixo. No seu portfólio dá pra conhecer um pouco mais do trabalho dele em outras frentes também. Fiquem ligados. É coisa finíssima mesmo.
Pontos de venda com o trabalho de Eduardo Ferrara:
São Paulo:
1 - Gibiteria - Praça Benedito Calixto 158 -1.andar - Pinheiros
2 - Comix Book Shop - Alameda Jaú 1998
3 - Banca Ana Rosa - ao lado do Metro Ana Rosa
4 - Banca Shinozaki - Praça da Liberdade
5 - loja PROFIGHTERS - Shopping Sogo - Loja 314, 3. Andar - R. Galvão Bueno, 40/44 - Liberdade
Santos:
HC ART Collection - Av. Mal. Floriano Peixoto, 69 - loja 21 - Gonzaga, Santos - SP
Comments