top of page

Quadrinhos Nacionais: Capitão Feio - Identidade

  • Igor Oliveira
  • 27 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Toda terça feira é dia de quadrinho nacional aqui no HIPERTEXTOS. Projetos bacanas, boas histórias, e gente criativa que eu venho conhecendo ao longo dos últimos anos, já que resolvi me embrenhar nesse mundo também como criador. Espero que se divirtam o tanto quanto eu tenho me divertido.

____________________________________________________________

Capitão Feio – Identidade é um dos últimos lançamentos do selo Graphic MSP. Pra quem não está por dentro, o selo dá tratamento de novela gráfica às histórias, com releituras dos personagens criados pelo Mauricio de Sousa. As edições, sob o comando do Sidney Gusman, tem sido chamariz para os velhos leitores reencontrarem seus personagens queridos da infância, mas também são cada vez mais um canal de reconhecimento de grandes artistas e roteiristas do quadrinho brasileiro.


Os irmãos Marcelo e Magno Costa são os responsáveis pelo trabalho com o Capitão Feio, e construíram uma jornada de autoconhecimento do personagem que tanto resgata suas características originais como mostra um novo paradigma mais maduro, de um homem sozinho, obcecado pelos seus poderes e que não consegue de jeito nenhum ter uma interação positiva com o mundo. Vivendo assim, no esgoto de uma grande cidade na companhia de um boneco inanimado, que tenta a todo custo movimentar com seu poder, Feio me lembrou o Náufrago de Tom Hanks e seu Wilson, numa versão bem sombria.

A interação com o mundo exterior ao seu esconderijo se dá de forma casual e trágica. Tudo que sai errado e Feio tenta consertar acaba ficando ainda pior, e essa sucessão de acontecimentos vai se entrelaçando com a descoberta das suas fraquezas e potencialidades. Fantasia e realidade estão bem dosadas. Os irmãos Costa sabem dar carga dramática às suas histórias. Pra melhorar tem um monte de referências de cultura pop e dos próprios coadjuvantes criados pelo Mauricio de Sousa, sem faltar uma menção à origem do personagem.

A coleção Graphic MSP já tem 17 edições, protagonizadas por vários personagens da Turma da Mônica, escritas e desenhadas só por gente boa. Para este ano estão previstos mais 4 lançamentos: Jeremias, por Rafael Calça e Jefferson Costa; Cebolinha, por Gustavo Borges; Horácio, por Fábio Coala; e Astronauta IV, de Danilo Beyruth. Também estreiam este ano o longa metragem Turma da Mônica – Laços, baseado em uma das edições do selo e com um elenco mirim que promete, e uma série animada do Astronauta de Danilo Beyruth.


As edições Graphic MSP são encontradas facilmente em livrarias, sites e comic shops e tem duas opções de encadernação, ambas caprichadíssimas: brochura ou capa dura. Ainda não tive contato com todas as histórias, mas gostei muito de todas que li. Fiquem bem, leiam quadrinhos nacionais, e até a semana que vem.


Comments


Destaque

© 2017 Hipertextos por Igor Oliveira. Criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page