Quadrinhos Nacionais: jornalismo em quadrinhos
- Igor Oliveira
- 13 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Toda terça feira é dia de quadrinho nacional aqui no HIPERTEXTOS. Projetos bacanas, boas histórias, e gente criativa que eu venho conhecendo ao longo dos últimos anos, já que resolvi me embrenhar nesse mundo também como criador. Espero que se divirtam o tanto quanto eu tenho me divertido.
____________________________________________________________
Na próxima quinta feira, 15/03, vai rolar um evento muito bacana na galeria Matilha Cultural (Rua Rêgo Freitas, 542, República, São Paulo-SP). O jornalista e quadrinista Alexandre de Maio vai lançar seu primeiro livro solo, Raul, e ainda vai ter exposição, debate, pocket show e discotecagem. Tudo na faixa, e começando às 19h.

Raul é uma reportagem em quadrinhos sobre um golpista e fraudador bancário que se transformou em rapper, gravou disco, começou a fazer sucesso e deixou o crime, mas reviravoltas na carreira e a necessidade de arcar com os custos da indústria fonográfica levaram às piores consequências. Ao longo da narrativa, Rafa (nome fictício) explica como faz para ganhar a vida enganando clientes de banco e esvaziando suas contas bancárias aplicando golpes nos caixas eletrônicos. Alexandre De Maio já publicou mais de 40 reportagens em quadrinhos e é referência no gênero.
A exposição que começa no dia do evento, e vai até o dia 31/03, leva o nome de Jornalismo em Quadrinhos, e tem curadoria do próprio autor. É a primeira do gênero no país, e ficará aberta ao público até dia 31 de março, com desenhos de De Maio, Carol Ito, Robson Vilalba e Helô D’Angelo. Um Workshop de jornalismo em quadrinhos, gratuito, fará parte da exposição, com data ainda não definida.
A noite ainda terá o debate intitulado “Realidade, Quadrinhos e Jornalismo”, que abordará o processo criativo das HQ documentais com a participação do autor e do escritor Ferréz, seu parceiro em dois outros projetos. O encontro terá também um pocket show da rapper Luana Hansen, e depois da sessão de autógrafos rola discotecagem com o DJ Gê.
Além das 40 reportagens e do novo livro, De Maio lançou os livros de ficção em quadrinhos Os inimigos não mandam flores (2006) e Desterro (2013), ambos em parceria com Ferréz. Ilustrou Génération favela, de Marie Naudascher e Héléne Seingier, lançado na França em 2016, e também é co-autor da reportagem em HQ Meninas em jogo (2014), com a jornalista Andrea Dip, da Agência Pública, sobre exploração sexual infantil em Fortaleza. A reportagem ganhou o VII Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2013), e foi finalista do prestigiado Prêmio Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano, em 2015.
Não tinha ouvido falar em jornalismo em quadrinhos? O próprio De Maio elucida o assunto no vídeo aí embaixo, além de contar um pouco sobre vários projetos que já realizou.
Serviço:
Lançamento do livro Raul e da exposição “Jornalismo em Quadrinhos”
Quinta-feira, 15/03, às 19h
Matilha Cultural
Rua Rêgo Freitas, 542, República, São Paulo-SP
Debate “Realidade, Quadrinhos e Jornalismo”
Com De Maio e Ferréz
Pocket show com Luana Hansen
Discotecagem de DJ Gê
Entrada franca
Commentaires